Qual é a Cena? #1 : Hardcore Wrestling

Olá pessoal! Aqui é o Renan Monteiro, e vamos ao primeiro episódio da Série "Qual é a Cena?"

Como vocês sabem o Wrestling em si possui várias modalidades, que dos primórdios da Luta Livre até hoje em dia, tem suas variações.

Hoje estaremos falando de um dos estilos que revolucionou o Wrestling, e que ainda faz muito sucesso, e atrai milhares de fãs. Estamos falando do Hardcore Wrestling!

(Tommy Dreamer e Raven numa Hardcore Match)

E como este estilo brutal pode atrair fãs? Bom, levando o fato em que essas lutas envolvem sangue e destruição, a população sempre foi chegada numa boa porrada, ainda mais quando se trata da desgraça alheia.

A primeira empresa que tratou a fundo a questão do Estilo Hardcore foi a Front Martial-Arts Wrestling (FMW). A FMW foi fundada em 1989 no Japão por Atushi Onita, que acabou radicalizando bem o estilo envolvendo Fogo e até mesmo Arame Farpado nas lutas. Uma luta curiosa da FMW, e que revolucionou o estilo do Wrestling foi a Explosion Match, onde o lutador era jogado pra fora do Ringue, era explodido por uma base e sofria um baita dano! Que louco em? (Confira o vídeo abaixo pra vocês entenderem melhor)


Mais tarde, a FMW acertou um contrato de Trabalho com uma empresa na qual também revolucionou o Estilo na America do Norte. Empresa cujo nome era ECW (Extreme Championship Wrestling).



 (Mais uma vitima dos Dudley Boyz)

 (Tajiri contra Steve Corino no Hardcore Heaven de 2000)

(Sandman sangrando mais do que porco abatido)

A ECW começou a atrair muitos fãs nos EUA. Com seu estilo agressivo, e sua mesclagem de vários estilos da Luta Livre (Lucha Libre, Strong Style, Pro Wrestling e outros), a empresa criou sua essência. Ainda mais porque os Fãs de PW queriam algo diferente por já não se contentarem mais com WWE e WCW (Por mais de muitos lutadores da ECW depois acabarem fechando contratos com as mesmas)

Com uma Crowd muito da foda, considerada uma das melhores até hoje, eles promoveram muitas lutas sangrentas e destruidoras. A ECW também foi considerada uma das primeiras a investir alto nas 3 Way Dances e nas Tornado Tag Team Matches, sempre movidas sem regras.

Muitas outras empresas começaram a investir no estilo. Porém nem todas bem sucedidas.


Hoje em dia há uma variação dentro do Hardcore, o mais conhecido hoje em dia é o Ultraviolent Wrestling. A empresa que melhor promove (ou promovia, por ter caído muito no enredo), é a CZW (Combat Zone Wrestling).


A CZW já é uma coisa "doentia" (Muitos mesmos os chamam de masoquistas devido a um estilo que ultrapassar a linha do Agressivo e Sangrento). Promovendo lutas com Lâmpadas Fluorescentes, Vidros, Arames e até mesmo a porra de um Cortador de Grama, eles ganham sucesso aos se mostrarem insanos para seus fãs (Pra mim eles não tem mais futuro de vida, e se morrerem no ringue foda-se, eu não faria essa porra nem a pau)

(Jon Moxley, o Dean Ambrose na época da CZW. Ele que já foi CZW World Heavyweight Champion)

(Esse foi o Resultado das Costas do Sozio depois da luta contra BLK Jeez)


(Queima ele Chessus...)

O Hardcore não é pra qualquer um! Por mais de muitas pessoas insistirem neste estilo, é uma coisa muito perigosa se não calculada. Mas como meu advertimento não vai resultar de merda nenhuma, então foda-se!

Os ícones deste estilo são Terry Funk, Dudley Boyz, Sandman, Balls Mahoney, Tommy Dreamer, Mick Foley, Hayabusa, Anushi Onita, Sick Nick Mondo entre muitos outros!

E aí gostou? Se gostou, compartilha o link e mande sua sugestão! Até o próximo, Qual é a Cena?!