Spinebuster #6: Top Guys


"I'm a real American, fight's for what's right, fight for your life", sim, todo fã de WWE sabe muito bem de onde provém esta musica, não é um dos melhores, porém pode se dizer que é um dos maiores do entretenimento esportivo, como já diria Shawn Michaels: "The One, The Only..... THE IMMORTAL HULK HOGAN!!".



Porém podem me perguntar: "E o que isso tem haver com o Spinebuster de hoje?". Não é novidade para ninguem que Hulk Hogan foi um dos homens que revolucionou o mundo do Wrestling, levando a WWF a patamares incríveis, vendia produtos como vendem garrafas de água em SP, digamos que foi o propulsor dos "Top Guys", caras que dão um retorno imenso em $$$ porém não são um primor em qualidade em ringue, ou no microfone.



Óbvio que tivemos caras na WWE tão adorados quanto Hulk Hogan, antes do Immortal estourar como Top Guy, um exemplo é o de Bruno Sammartino, com um dos reinados mais sólidos do WWE Championship (que na época era WWWF), onde tem a marca de 7 anos com o title, um recorde no esporte, além de seus dias combinados com o titulo serem incríveis, venceu por duas vezes, a primeira totalizando 2803 dias, e a segunda 1237 dias, totalizando 4040 dias combinados. Sammartino era o "Top Guy" da WWE na época, via-se ainda mais como era querido, na feud que o mesmo teve com Ivan Kolloff, onde Sammartino perdeu, causando perplexidade nos presentes ao show.

A lacuna por um verdadeiro "Top Guy" ocorreu durante algum tempo, até que chega a Era de Hulk Hogan, em 1984 o mesmo venceria o WWF Championship de The Iron Sheik, e alí começaria uma das maiores legiões do esporte, a "Hulkamania", que foi simbolo de Hogan em seus combates, e algumas vezes, Hogan, como sua própria musica sugere, se transformava no Real American, para derrotar adversários "estrangeiros", foi simbolo de uma Era, trazendo grandes lucros para a WWF, e ainda protagonizando vários segmentos e lutas épicas como contra Andre "The Giant", The Ultimate

Warrior, Randy Savage entre outros.


Em 1993 Hogan sairia da WWF, após uma perca de popularidade, que muito se deve ao escandalo que o mesmo teve com esteróides, processos judiciais entre outras coisas, e em 1994 assinou com a rival da WWF na época, a WCW.


Aí começam realmente os problemas da WWF, sem um top guy pronto no Roster, uma nova geração surgindo no Main Event, encabeçada pelo monster Heel Yokozuna, e o face Bret Hart, que ao meu ver fizeram um bom trabalho para a época, na transição da "Era Hogan", porém nenhum deles chegava ao que Hogan chegou, em questão de vendas e popularidade.


Atribuo essa "falha" de Hart pelo fato dele não ser dos Estados Unidos, e sim canadense, e remetia muitas vezes sua terra de origem, não que isso tenha tornado Hart um cara menos importante, porém não alavancou a WWF como havia feito Hogan.

A WWF continuava a perder força, e a WCW vinha com tudo, já possuia o maior tento da WWF até então, que era Hulk Hogan, e ainda contava com nomes como Ric Flair, Sting entre outros. Então no ano de 1994, pouco depois da saida de Hogan, a WWF tornou o "The Narcisist" Lex Luger, no "Made in USA" ou "The All-American" Lex Luger, uma tentativa (sem sucesso) de conquistar o povo com a fórmula que havia em Hogan, Luger mesmo com "tudo" pra conseguir se firmar como Top Guy, não teve exito na WWF, chegou até a formar o "Lex Express" onde viajava em um onibus com as cores da Bandeira dos USA, onde ele fez uma campanha por uma title shot ao titulo de Yokozuna, a title shot foi dada, e Luger falhou.


Na WWF, Luger venceu apenas o Royal Rumble de 1994, junto de Bret Hart, na Wrestlemania 10, o Main Event foi Hart vs o Campeão Yokozuna, o que tirou todas as chances de Luger na match que aconteceu antes, o próprio card indicava que Luger falharia. E assim, a WWF continua na falta de um Top Guy como foi Hogan, ou parecido.


Eis que em 1994, mais especificamente, a WWF arrisca em Kevin Nash (sob o ring-name de Diesel na época), que vence de maneira impressionante o atual campeão (Bob Buckland) em notáveis 8 segundos, o que já o credenciava como o grande nome da época, porém Nash também não caiu nas graças como já havia caído Hogan, apesar de seu reinado consistente, de 358 dias.


Pois é amigos, voltamos ao impasse, nada de um Top Guy de propriedade, óbvio que todos estes que citei são grandes wrestlers, porém nada se comparava ao que Hogan havia feito, mas e agora, qual a saída para a WWF?



Parecia tudo se encaminhando a uma crise irreversível, as Monday Night Wars acontecendo, a WCW passando a WWF nos ratings, Hulk Hogan havia deixado de ser o "Real American" para se tornar um dos maiores heels da história, como "Hollywood Hogan", a WCW estava com tudo, como eu mesmo diria, a WWF "Foi a merda", porém urge um certo cara chamado "Stone Cold" Steve Austin, e muda de vez esta situação.


Aí novamente me perguntariam: "Ok, mas o que o Austin tem haver com sua linha de raciocínio dos Top Guys?", e a resposta é..... nenhuma.
Simplesmente Austin é um simbolo de uma nova Era, que tem seu início oficial na Wrestlemania 13, porém pra mim já iniciou no King of The Ring de 1996, nasce uma Era onde o Hardcore domina, onde "não se tinha escrúpulos", uma Era onde era tudo permitido, nascia a Attitude Era, que foi um dos tentos da WWF, para desbancar a forte concorrência da WCW.


O que mais chamou a atenção na Attitude Era, foi como o produto foi posto ao publico, que passou a ser direcionado para adultos (porém crianças assistiam do mesmo jeito), Embalsamamento, "crucificação", mulheres "semi"-nuas, grandes promos, tudo isso possuíamos na Attitude Era, foi onde o Wrestling ficou em "segundo" plano, e o entretenimento por meio das promos e palavras, foi extremamente valorizado.


Na Attitude Era foi que a WWF conseguiu se recuperar da pancada que havia levado da WCW, que pouco tempo depois começaria a despencar desenfreadamente. O que mais chama a atenção na Attitude Era, dentro do contexto do Spinebuster de hoje, é que não havia um unico top guy, e sim vários, o Simbolo da Attitude Era foi Stone Cold, mas podemos colocar The Undertaker, The Rock, e até Triple H como os top guys desta era.


A imagem a seguir retrata o que pra mim, foi o fim da Attitude Era, e o começo da Ruthless Agression Era, que é considerada por muitos, a melhor Era da WWE.


A Ruthless Agression Era foi marcada pelo alto nível do Wrestling praticado, a alta do esporte nos Estados Unidos, e o primeiro Top Guy foi Kurt Angle. Já remanescente da Attitude Era, o "Olimpic Golden Medalist" foi o cara da WWE por algum tempo, com uma Gimnick patriótica, e uma técnica muito apurada, com toda certeza é o melhor Top Guy que a WWE já teve. porém ainda sim não chegou ao que Hogan, e agora, a Attitude Era, chegaram.



E finalmente chegamos ao cara que é o top guy mais duradouro da WWE, ao lado de Hulk Hogan, falo do tão adorado...... John Cena. Pode se dizer que Cena começou sua dinastia em 2005, onde venceu o WWE Championship na Wrestlemania 21, e desde então nunca mais parou, hoje ele tem ao todo 15 World Titles (podendo ganhar o 16° no Royal Rumble), o cara que mais vende produtos na WWE, atualmente é "intocável" na empresa.


Cena caiu nas graças do publico, e assim foi por alguns anos, hoje, apesar de ainda render alguns milhões para a WWE, a Gimnick dele está desgastada, fora que o Wrestling mudou muito desde o primeiro Top Guy, Hulk Hogan, Cena mesmo estando no topo e rendendo lucros, obrigação de um Top Guy, está atrapalhando as novas estrelas, que com certeza dariam ótimos wrestlers, e possivelmente até "top guys".

Em suma, a WWE necessita de Top Guys para ganhar seus altos lucros, e isto foi reforçado em 2014, onde a WWE teve perdas com a WWE Network, e nas ações da empresa, e não foi dinheiro de pinga não, foi um rombo de mais de 170 milhões, apenas nas ações. Por isso John Cena se tornou tão boring, e é criticado por enterrar novos talentos.

Ao meu ver, a WWE só irá abrir mão desta fórmula novamente, quando tiver seu império no mundo do Wrestling ameaçado por outras companhias, como foi o caso da WCW, e a formula que foi seguida na Attitude Era. Afinal a "Top Guys Formula" rendeu, rende, e renderá muito ainda para a WWE, quando encontrarem os caras certos. O Wrestling avançou muito ultimamente, e quem sabe com a vinda das estrelas do NXT, para o Main Roster, a WWE desista da fórmula, e trate todos por igual. Mas até lá ouviremos muito....




Bom, é isso, espero que tenham gostado, faltou sintetizar alguns pontos, mas acho que passei um bom artigo.

Aos que gostaram curtam e compartilhem, e aos que não gostaram....


Obrigado a todos, até o próximo Spinebuster!!!